Qual é o seu propósito e o que ele influencia em seu negócio?

Você só terá sucesso nos negócios, se souber com clareza o seu propósito de vida. 

Primeiramente, acho importante introduzir o motivo de estar falando de propósito de vida e qual a ligação desse tema com design, branding e marketing. Bom, propósito de vida, na verdade, tem haver com tudo, como o próprio termo já diz: propósito “de vida”, ou seja, tudo o que você faz em sua vida tem um propósito, ou pelo menos deve ter e você precisa saber qual é esse propósito e entender o porquê dele. Assim, após entende-lo, tudo que vem adiante terá maior significado, pois estará fazendo parte, ou não (afinal, você terá mais poder de decidir se sim ou não), de seu objetivo de vida.  

Gosto de dizer que todo empreendedor, para obter sucesso, precisa, antes de tudo, conhecer seu propósito de vida. Não se deve iniciar um negócio sem esse conhecimento. Ele é o princípio de tudo e será determinante no direcionamento do negócio. Ou seja, se vai empreender, comece pelo IKIGAI! 

“IKIGAI é uma palavra japonesa que se traduz como “a razão de ser” ou “aqueles objetivos de vida que nos fazem levantar todas as manhãs”. Para os japoneses, todos nós carregamos o nosso próprio IKIGAI no nosso interior e é essencial descobri-lo, torná-lo nosso e carregá-lo como bandeira. Porque, dessa forma, conseguiremos nos comprometer com nós mesmos para enfrentar qualquer dificuldade. 

Peguei o trecho acima da internet, ele simplifica bem o que é o IKIGAI. Já dá para entender que é algo extremamente eficaz, que pode mesmo ajudar a compreender seu propósito de vida, ainda mais se tratando de uma técnica japonesa e milenar.  

Confesso, que quando tive o primeiro contato com o IKIGAI fiquei muito empolgado, achei que me transformaria em um mestre sábio, o Sun Tzu em pessoa. Pois bem, não me tornei mestre sábio, mas obtive uma clareza do que queria ser, fazer e alcançar. Isso mudou minha vida, desde então! 

Quem já empreende sabe o quanto é difícil manter a cabeça no lugar, persistir e manter o foco, digo, empreender desgasta tanto o empreendedor que aos poucos a ansiedade, a insônia e a mais devastadora das doenças: a depressão, vai subindo em seus ombros e o botando para baixo, dia após dia. Não é brincadeira, muitos empreendedores desistem do seu negócio por motivos de saúde, por não suportarem o peso nos ombros e por perceberem, no meio do caminho, que não era bem aquilo que esperava e que não está valendo a pena todo esforço. E a desistência é dura, meu amigo. É o coice, após a queda. É mais depressão! 

Por isso, volto ao que disse lá em cima. Antes de empreender, conheça o IKIGAI! 

Como Tim Maia, já dizia: não é história, não é doutrina, não é ciência, seita ou religião. É coisa limpa, é coisa pura… (risos) voltando ao propósito do texto. O IKIGAI é simples, e esse é o grande segredo do seu conceito, pois lida um assunto extremamente complexo de forma visualmente simples. Fazendo com que qualquer pessoa consiga, com calma e dedicação, entende-lo, realiza-lo e absorve-lo, adquirindo o conhecimento necessário para traçar os próprios objetivos. Veja na imagem abaixo as dimensões que formam o IKIGAI e o que cada uma revela sobre você, é preciso seguir um processo definido para encontrar dentro de si as respostas para cada dimensão. 

Já vou adiantar que eu não vou ensinar aqui a encontrar o seu IKIGAI. Não me leve a mal, mas isso é uma busca pessoal, ou seja, cada um deve ir ao encontro de seus objetivos, estou aqui apontando um caminho, segui-lo é por sua conta. IKIGAI é uma jornada interior!  

Mas, para facilitar comece buscando no Google mesmo, há também diversos livros interessantes sobre o assunto, eu li o Viva bem até os cem, da Editora Dracaena. É ótimo! Se quiser ir a fundo, recomendo procurar um profissional de Coaching.  

Vou fechar esse texto falando do meu IKIGAI e ele se resume, basicamente, a Design, Branding e Marketing. 

Eu empreendo desde cedo, já abri e fechei dezenas de negócios, falhei muitas vezes e só consegui entender o porque dos meus fracassos anos depois, quando conheci meu IKIGAI. Eu, desde criança adorava desenhar, desenhava em casa, na escola, na rua de terra com galhos. Aos onze anos fui apresentado ao Paint Brush, isso ainda no Windows 3.11 e disquete. Foi paixão à primeira vista, em poucas semanas dominava mais a ferramenta que os professores do curso de informática que ensinavam a mexer com o Paint e aos treze migrei para novos programas e ferramentas e me tornei um designer gráfico, aos 15 já figurava entre os melhores da cidade. O tempo passou, evolui muito junto a toda tecnologia que surgia no mundo digital, passei por gráficas, empresas de serigrafia, comunicação visual, brindes, abri meu próprio escritório de design gráfico duas vezes, tive estamparia, lanchonete, loja de roupas (meus desvios de propósitos) até cair, aos 24 anos, em uma agência de publicidade, já como diretor de criação. Eu era um designer gráfico, dos bons!  

Alguns anos ralando muito na criação das peças da agência, quando apareceu um job de identidade visual, eu já havia criado diversas marcas, mas esse job foi diferente, cliente importante, o processo criativo foi complicado e eu precisei sair da frente do computador, ir até o cliente e entender seu perfil para conseguir criar o que, de fato, ele precisava. Foi certeiro, aprovado com direito a bonificação pela satisfação do cliente. Que demais! Ali, o branding entrou na minha vida.  

O fato de ter que ir além do computador, sair, literalmente, da caixa e se relacionar com o ambiente externo, conhecer o cliente e traçar seu perfil me encantou muito, essa vivência me mostrou um lado que não conhecia na área, me pôs em contato com a pesquisa, experimentação e me aproximou das pessoas. E, foi aí que eu entendi o que queria ser quando crescer. Um profissional de marketing! 

Sim, comecei pelo design, me especializei em branding e me formei em Marketing. Meus propósitos foram apresentados a mim naturalmente, a vida foi me guiando a eles, mas eu só consegui enxergar isso e, principalmente, consegui viver plenamente meus objetivos quando conheci meu IKIGAI. Foi tentando, aprendendo e levando porradas. Assim, depois de amadurecer muito, empreendi a DBM – Design, Branding + Marketing.  

Hoje, o IKIGAI faz parte da DBM num todo, ele é peça fundamental na construção de projetos de identidade visual e na Consultoria de Marketing, com isso, introduzimos nossos clientes a esse universo, para que ele empreenda conhecendo, desde o princípio, seu propósito. 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *