Design vem de designar, dar função as coisas

O design é capaz de traduzir a personalidade do negócio e dar uma função a ele, sendo a cara da empresa para os consumidores. 

Se você procurar no dicionário vai encontrar o significado do design como a concepção de um produto, no que se refere à sua forma física e funcionalidade, mas é muito vago para definir tudo o que o design de fato é. Para simplificar um pouco, gosto de dizer que é uma forma de comunicar uma ideia ou conceito, usando processos, elementos e princípios estéticos e visuais. 

Agora, mais importante do que saber o que é design, é saber de sua importância e eficiência quando aplicado a um modelo de negócio.  

No modo geral, quando se fala em design as pessoas já pensam logo em comunicação visual, folhetos, banners, embalagens e pensam que só serve para divulgar algo ou apresentar um produto. A questão é que o design é tão, mas tão amplo, que realmente é muito complicado obter clareza sobre o assunto, ainda mais quem não é da área e está empreendendo agora.  

E, para piorar ainda mais, há hoje, no mercado, uma grande prostituição da área, pessoas que se julgam ter habilidades para fazer design e, na verdade, estão enchendo os clientes com coisas malfeitas, sem conceito e que não dão resultado algum, pelo contrário, denigrem a imagem da empresa e, literalmente, espantam clientes. Tudo isso por um preço baixo, o que dificulta ainda mais as pessoas compreenderem a real funcionalidade do design.  

Mesmo diante dessa dificuldade, uma coisa eu lhes digo: O design é PODEROSO! Se feito corretamente. 

Empresas como Apple, Coca-Cola, Google, Nike investiram e investem pesado em design, desde seus produtos, sua marca, como em toda a comunicação da empresa com seu público, nada passa desapercebido, da simples etiqueta à assinatura do e-mail, tudo está devidamente ligado à identidade visual da empresa. Isso, além de bonito, transmite grandeza, profissionalismo e comprometimento.  

Aos olhos do consumidor a mensagem que um bom design aplicado à marca expressa é:  

“Se a empresa se preocupa tanto com a sua imagem, imagina o cuidado e atenção que terá com a minha!” 

Aí está o poder do design. A capacidade que ele tem de transmitir valores e conquistar admiração e respeito. 

Nos dias atuais, com um mercado consumista onde há inúmeros aparelhos com as mesmas funcionalidades e preços, o design é um importante fator decisivo no sucesso ou fracasso de vendas de um produto ou serviço. 

Infelizmente, o design ainda é pouco inserido no processo de planejamento, estruturação e abertura de uma empresa. No Brasil, principalmente, os empreendedores focam sua atenção em como conseguir capital, na estrutura física do negócio, investem em móveis e equipamentos, corpo funcional e, por fim, se sobrar algum dinheiro, investem em design. O resultado disso, está na triste estatística que aponta um grande número de empresas que fecham suas portas antes dos dois primeiros anos de atividade. Em muitos desses casos, o design não teve sua devida atenção. 

Mas, vamos falar de coisa boa! 

O design vem de designar, dar função ás coisas. Esse é o título dessa matéria e eu precisei falar muito sobre o que é e para que serve o design, antes de ir direto ao ponto. É que tudo que disse acima, resume-se a como o design, aplicado ao seu negócio, pode dar forma a ele. 

Quando falo em designar, dar função, quero dizer em como o design consegue expressar sua proposta de valor. Através da identidade visual aplicada à marca, quando bem feita, claro, é possível perceber a atuação de uma empresa, sem ao menos ler nada a respeito.  

Por exemplo, não é à toa que as grandes marcas de fast-food (McDonald’s, Bob’s, Habibs, etc) tem em sua identidade a cor vermelha e o amarelo, letras altas e arredondadas, todas essas marcas foram criadas sobre conceitos estéticos e visuais, seguindo a simbologia das cores, pensados em inspirar e atrair consumidores. Isso é pensar no design como ferramenta para potencializar seu negócio! 

Em outras palavras e de uma forma mais prática, o design traduz a personalidade do negócio e dá uma função a ele, sendo a cara da empresa para os consumidores. É o sentimento e os valores que a sua empresa transmite para o público. Ele é responsável por tornar seu negócio desejável aos olhos dos consumidores, e, por isso, deve incondicionalmente fazer parte da sua estratégia de negócio! 

Afinal, de nada adianta ter um serviço ou um produto bom se a imagem que você passa para o público é ruim.

Para finalizar, no meu ponto de vista, o design nos negócios é tão importante quanto marketing e vendas. Quer saber mais sobre isso, deixe seu comentário aqui que entro em contato. Um café e alguns minutos de bate-papo será o suficiente para falarmos sobre o futuro da sua marca! 

 

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