Você sabe diferenciar preço e valor?
- por Thiago Moura
- em Artigos Empreendedorismo Marketing
- postado dezembro 11, 2017
A diferença de preço entre dois produtos ou serviços se estabelece através do valor agregado que um tem sobre o outro.
Existem diversos pontos de vista sobre este assunto e muitos ainda se confundem com a diferença de preço e valor, então, vamos pelo começo. No dicionário o significado de cada termo é:
- Preço: Valor em dinheiro de uma mercadoria; custo; quantia determinada na compra e venda, expressa em moeda ou valor fiduciário, paga pelo comprador ao vendedor.
- Valor: Qualidade pela qual se calcula o merecimento intrínseco ou extrínseco de algo.
Observe, que preço está relacionado a dinheiro, custo e moeda, basicamente, é o quanto se tira do bolso para adquirir algo, já valor diz respeito a qualidade e merecimento. Por aqui, já conseguimos distinguir a diferença, certo? Ainda não? Vamos mais a fundo, então.
O valor de algum produto ou serviço, somente existirá se o mesmo apresentar algum benefício ao cliente. E isso, precisa ser enxergado pelo próprio cliente, caso contrário, não há valor algum, para ser mais claro vou citar um exemplo prático.
Imagina que Jorge saiu para comprar uma camisa nova e foi avaliar a variedade em uma loja que havia anunciado um desconto de preços em camisas polo. Na loja, ele encontra dois modelos que chamam sua atenção, ambos estão em oferta, são idênticos, possuem as mesmas características de tecido e corte. Uma possui o símbolo, bordado no peito, de uma grande marca americana, custando R$170,00 e a outra, sem nenhum símbolo bordado, com o preço de R$35,00.
A opção pela camisa, seja ela qual for, está baseada na percepção de valor que Jorge enxerga naquele produto. A polo de R$170,00, tem agregada a ela todo o status que aquele determinado símbolo no peito representa. Jorge, optou pela mais cara!
A escolha desse produto reflete o desejo de Jorge adquirir mais que um produto de qualidade, afinal a outra camisa de R$35,00 possui as mesmas características, Jorge queria vestir uma camisa que expressasse um posicionamento, um pertencimento a certo ciclo social. Essa diferença de preço entre os dois produtos se estabelece através do valor agregado que um produto tem sobre o outro, no caso da camisa polo, o valor da marca bordada no peito. O que ela representa!
Quanto a preço, observe que no exemplo que dei, Jorge foi atrás de uma oferta anunciada em uma loja. Ele visava economizar no “preço” do produto e acabou levando um produto com um preço quase cinco vezes mais caro que o outro produto similar, mas que para ele tem um valor maior, e, isso, foi determinante para sua escolha.
O exemplo cita a diferença de preço e valor de um determinado produto, mas e quem vende serviços, como faz para transmitir os valores para o cliente?
Boa pergunta! Não é muito diferente da camisa polo.
Digamos que você ofereça serviços de manutenção elétrica, tem grandes concorrentes no mercado e alguns deles possuem estrutura que reduz seu custo, dando-lhes vantagem competitiva no preço.
Pois bem, como no exemplo da camisa, é preciso avaliar o que o diferencia dos demais concorrentes, para que o preço de seu serviço não seja o fator determinante para a escolha do cliente, e, sim, o valor agregado que você irá entregar junto ao serviço.
Agora, como faz essa avaliação e de que forma se transmite esse valor agregado é que é o segredo do negócio. A DBM é especialista em posicionamento de marcas no mercado e desenvolve, através de métodos criativos e estratégias de marketing, um conjunto de soluções que agregam valor ao seu negócio, estreitando relações entre os clientes e seus serviços.
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